domingo, 28 de novembro de 2010

217 - VIVA LA AMISTAD.





















Não foram muitos os que vieram hoje a Albufeira para o passeio do meu clube. Mas até que não foi mau o passeio. Andou-se depressa e apesar do frio que se fazia sentir deu para chegar a casa todo encharcado em suor.
Depois de há 15 dias atrás não ter sido possível realizar o passeio por condições atmosféricas muito adversas, não era de acreditar que s mais de 200 inscritos voltassem a Albufeira, sobretudo porque também não se antevia um dia muito bom, a chuva continuava a ameaçar, o frio convidava a ficar na cama, a época cicloturística já era para ter acabado, não fora o facto de estarmos no Algarve, e ela se poder prolongar mais que noutros lugares. À parte destes factos acresce outro, não menos importante, já que os companheiros do Barlavento estariam no passeio da Torrado Bikes, mas esse era um factor incontornável, dado o adiantado da época que não nos permitia outra calendarização que não fosse esta.
No dia 14 estiveram em Albufeira alguns ciclistas profissionais, o que só por si seria um aliciante enorme para quem pensasse em estar no nosso passeio. De Espanha vieram os meus bons amigos do Club de Ciclismo de Espartinas e da Peña Ciclista de Lora del Río. Nem se chegaram a equipar, tal era a tempestade dessa manhã. E foi com muita pena que regressaram a casa. Foi realmente um dia aziago para o nosso clube e para os nossos convidados.
Mas quis o Destino que Pepe Camino, camarada de Espartinas, companheiro de tantas pedaladas, companheiro de abraço forte, de longas conversas amigas, e que aqui esteve no ano passado, e que por essa via tomou o gosto de vir passear à nossa terra, e a sua esposa, estivessem de visita a Albufeira. Em conversa no dia anterior, já que eu e a minha mulher fomos beber um café com eles ao hotel, ficaram a saber do passeio de hoje. E fizeram questão de nos esperar aquando do abastecimento, para darem um abraço aos companheiros que conheceram no ano passado. É isto a Amizade, é isto o Companheirismo. O desporto que tanto amamos não reconhece barreiras nem fronteiras. Nunca haveria uma guerra se fossemos todos assim. VIVA LA AMISTAD!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

216 - CIRCUITO DE SEVILHA - PRÉMIOS HONORÍFICOS.


PROPUESTA APROBADA SEGÚN LOS ACUERDOS DEL COMITÉ TÉCNICO DEL CIRCUITO DE MARCHAS CICLOTURISTAS POR LA PROVÍNCIA DE SEVILLA SOBRE LOS RECONOCIMIENTOS HONORÁRIOS EN LA EDICIÓN 2010
COLECTIVOS
a) Club y/o entidad con mayor número de participantes en el total de las pruebas del Circuito.
Otorgado al: C.C. La Escalada de La Puebla de Cazalla (Sevilla)
b) Club y/o entidad cyuos aspectos a valorar supongan un sacrifício además de la propria participación, identificandose con los siguientes apartados:
- Situación geográfica de precedencia.
- Distancia a recorrer.
- Número mínimo de 4 participantes a cada pruba.
Otorgado al: C.C. Pizarra (Málaga)
INDIVIDUALES
c) DISCAPACIDAD:
Otorgado a: D. Rafael Maria Monsalves Cuesta, del C.C. Hispabikers (Sevilla)
d) FÉMINAS:
A la participación con mayor nº de pruebas realizadas, como símbolo de integración en nuestro proyecto de Marchas Cicloturistas por la Província de Sevilla.
Otorgado a: D. Cristina Quintero Ruiz, del C.C. de Espartinas (Sevilla)
e) SACRIFICIO PARTICULAR:
Al participante con mayor nº de pruebas realizadas y que determine para todos un sacrificio añadido dependiendo del lugar de precedencia y en las condiciones particulares en las que se desplaza.
Otorgado a: D. Jonathan Burhan, del C.C. Veleño, de Vélez-Málaga (Málga)
Otorgado a: D. João Dionísio Santos del C.C. Juventude Desportiva das Fontaínhas, de Albufeira (Portugal)
f) A la persona que, sin participar en bicicleta, haya mostrado más interés para que nuestro Circuito no sólo se estabilice sino que crezca en todos sus aspectos.
Otorgado a: D. Francisco Blasco Fuerte, representante del C.C. Ciudad del Sol, de Écija (Sevilla)
g) A la entidad colaboradora que más disponibilidad y interés ha demostrado en todo el trancurso del Circuito.
Otorgado a Cruzcampo de Sevilla.
ESPECIAL
h) Aquellos participantes, autoridades, entidades o qualquier persona física considerada por la comisión técnica, que reúna las condiciones técnicas, deportivas o humanas, desatacadas en benefício de nuestro proyecto.
Otorgdo a : D. José Fausto González Páez, del C.C. Mollina (Málaga)
*Todas las condecoraciones anteriormente expuestas han sido estudiadas por la comisión técnica compuesta por un miembro de cada club organizador, basadas y valoradas en el scrificio particular, colectivo y institucional ante su participación.

domingo, 21 de novembro de 2010

215 - PASSEIO DA JUVENTUDE DESPORTIVA DS FONTAÍNHAS É NO DOMINGO.


Por não ter sido possível, devido às péssimas condições climatéricas que ocorreram no dia 14, realizá-lo na data prevista, o 13º Passeio do meu clube passa para o próximo domingo, dia 28 de Novembro.
PROGRAMA

08,30 h - Concentração dos participantes e confirmação das inscrições pelos chefes de Equipa.
09,30 h - Partida do Passeio de Cicloturismo.
12,30 h - Banhos nas Piscinas Municipais.
13,30 h – Almoço – Convívio Restaurante Verde Minho 3 em Vale Paraíso.
15,00 h - Entrega de Prémios.

Para mais informações contactar:
joaoarauto@hotmail.com

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

214 - TENHO UM BLOGUE NOVO.

Desde há nove anos que compilo em livro uma colecção com as fotografias dos ciclistas profissionais e sub-23 de todo o Mundo.

Como devem calcular este é um livro do qual só posso fazer um único exemplar, e naturalmente não está à venda. Primeiro porque não poderia utilizar para fins lucrativos as fotos que outras pessoas tiraram, e que eu saquei da Internet. Depois porque são quase 400 equipas, algumas ocupando duas folhas, e isso seria incomportável, não era viável publicar uma coisa assim.

Só que, por via dos factos anteriormente descritos, muito pouca gente tem tido acesso aos meus livros. Só mesmo quem vem à minha casa, é que pode ver o meu trabalho. E podem crer que é trabalho mesmo. Cada livro demora exactamente um ano a fazer. É uma busca interminável na Internet, para conseguir as fotos. E se há equipas que me facilitam as coisas, por exibirem os "profiles" dos ciclistas nos seus sites, outras há que nem um site têm. Algumas tornam-se complicadas, até publicam as fotografias, só que a preto e branco, ou em fato de treino, ou mesmo de casaco e gravata. E assim vejo-me obrigado a procurar alternativas, buscando as imagens dos ciclistas em competições.

O advento do "Facebook" veio-me facilitar as coisas, já que me possibilitou contactar directamente os ciclistas. Mas se há alguns que simpaticamente me respondem e ficam contentes em me ajudar, outros há que, pura e simplesmente me ignoram.

Decidi, que este ano, para que todos possam ter acesso à minha colecção, em vez de fazer um livro, a transformaria num blogue. Como não sou nenhum perito em informática, fiz imensas tentativas, e fartei-me de pedir ajuda a quem percebe do assunto mais do que eu. E estava prestes a desistir da ideia, quando o meu amigo João Dias, do Cycloweb, conseguiu finalmente conceber o formato que o blogue agora tem. A ele os meus sinceros agradecimentos.

Ainda estou no início da publicação das equipas. Mas prometo todos os dias ir publicando umas tantas mais. Mas vai durar uns meses até tê-las todas online. Até lá terão o "suspense" de ir descobrindo todos os dias equipas e factos novos. Por exemplo, sabem onde correm o Stefan Schumacher e o Michael Rasmussen. Não? Então fiquem alerta e logo descobrirão. E o Riccò? E que equipas há no Brasil? E na Indonésia? E as equipas de sub-23, onde estão os futuros grandes ciclistas...? Lembro-me de coleccionar as fotografias de Thor Hushovd e Fabian Cancellara quando eram putos.

O endereço do blogue é http://equipasciclismo2010.blogspot.com/. Simplesmente clicar sobre ele, abrir a página e adicioná-la aos favoritos, para ir acompanhando a publicação de cada nova equipa. São cerca de 400, entre Protour, profissionais, continentais, elites e sub-23. Divirtam-se!

domingo, 14 de novembro de 2010

213 - ATÉ AO FINAL DA TEMPORADA.


Com o adiamento, devido às condições climatéricas, do passeio da Juventude Desportiva das Fontaínhas, para 28 de Novembro, passam a ser dois os eventos para esse dia, anteriormente já referenciado como o do 4º Passeio de Cicloturismo da Torrado Bikes e dos Bombeiros Voluntários de Portimão.
A 5 de Dezembro corre-se o 5º Desafio Audace do Algarve, com partida e chegada à Torrado Bikes, num percurso de 135 km, com passagem por Sagres. Este é um evento da responsabilidade da Federação de Cicloturismo e exclusivo para os seus sócios.
O Centro de Ciclismo de Portimão e a Associação de Ciclismo do Algarve encerram a época cicloturística na nossa província com um passeio de 65 km, com arranque na Pedra Mourinha e chegada no mesmo local.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

212 - PASSEIO DA J.D. DAS FONTAÍNHAS É NO DOMINGO.


É já no domingo o 13º passeio da Juventude Desportiva das Fontaínhas.
Com a participação de alguns ciclistas profissionais e dos meus amigos espanhóis de Espartinas e Lora del Río, este passeio promete vir a ser um dos mais apreciados desta época.
Com concentração e chegada na sede do clube em Fontainhas, o percurso do passeio terá uma extensão de 60 quilómetros, aproximadamente, levando o pelotão a percorrer algumas das freguesias do concelho.

A organização conta com cerca de 250 participantes.

As inscrições são limitadas e abertas até ao dia 12 de Novembro de 2010, sendo o seu valor de
10 €, com direito a almoço e a todos os Brindes alusivos ao evento, e 3€ só passeio com direito
ao prémio de participação e abastecimento sendo as mesmas pagas no acto da confirmação,
junto da organização.

Os clubes deverão enviá-las pelo Tms: 917 531 332 e 969 480 167 e pelo Fax: 289 542 746 - ao cuidado de João Espada.

PERCURSO
1º. Percurso:
Sede do Clube » Vigia » Ferreiras » E.N. 395 » EN 125 » Guia » Vale Parra » Salgados » Galé » S. Rafael » Sesmarias » Marina » Beato Vicente » Eixo Viário »Rotunda dos Descobrimentos » Centro de Saúde »Terminal Rodoviário » G.N.R. » Brigada de Trânsito»Rotunda do Lidl » Rua dos Caliços e Parque Estacionamento frente ao auditório (Abastecimento).

2º. Percurso:
Rua das Telecomunicações» Pau da Bandeira» Subida do Inatel» Rotunda das 3 Palmeiras» Verde Minho» Rotunda das Minhocas» Rotunda do Globo» Oura» Olhos D’Àgua » Branqueira » Eixo Viário » Montechoro» Brejos » Vigia e Fontainhas. Chegada: Sede do Clube


PROGRAMA
08,30 h - Concentração dos participantes e confirmação das inscrições pelos chefes de equipa.
09,30 h - Partida do Passeio de Cicloturismo
12,30 h - Banhos nas Piscinas Municipais
13,30 h – Almoço – Convívio Restaurante Verde Minho 3 em Vale Paraíso
15,00 h - Entrega de Prémios.

Para mais informações contactar:

joaoarauto@hotmail.com

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

211 - XII ANIVERSÁRIO DA UNIÃO TAVIRENSE.

Não vesti ontem a camisola da Juventude Desportiva das Fontaínhas. Podia tê-lo feito se soubesse que o meu clube também ia participar nesta IX Ciclomaratona de Tavira, mas tal como em numerosas outras ocasiões não fui informado de nada. Em outras ocasiões participei em eventos integrado em outros clubes, porque o meu clube não participou. Fiz o Portimão - Fóia correndo pelo Bike São Brás uma vez, outra pelo Torre Natal, a última vez num conjunto de corredores sem equipa, porque o meu clube não apareceu. Fiz o Terras do Infante em conjunto com o clube local, o Ciclo Clube de Lagos, que me acolheu no seu seio. Corri este ano em Almeirim envergando a camisola da Casa do Benfica de Vila Real de Santo António, que me fizeram sentir como se fosse um deles.

Participo seguramente em muito mais eventos que o meu clube. E quando a coisa se proporciona levo no meu carro os companheiros que queiram ir comigo. Foram comigo ao Castro Verde - Albufeira, a Espartinas, ao Granfondo Algarve. Tenho o maior prazer em levá-los comigo.

Ajudo a incentivar as pessoas a participarem nas provas que me parecem interessantes. Tenho publicitado alguns eventos mais engraçados, fiz questão de que soubessem em Espanha da qualidade do Portimão - Fóia, e consegui mesmo que os companheiros espanhóis viessem participar. Vieram por mim, pela amizade que nutrem por mim. Como, do mesmo modo, vieram ao passeio do meu clube no ano passado.

Ciclistas de Almodôvar quiseram estar presentes em Espanha, na prova de Brenes, entusiasmados pelas minhas crónicas, e foi bonito tê-los lá comigo. Levei um companheiro de Messines a Guillena, a Almería e a Brenes.

Por isso não entendo porque sou sistematicamente esquecido, quando o meu clube participa em qualquer coisa. Vesti a camisola da Juventude Desportiva das Fontaínhas em Espanha, na África do Sul, em San Marino, na França, em Itália e em Andorra. Não sou de gostar de querelas e quero pensar que isto acontece porque sou uma pessoa que vive um pouco à margem dos outros, e isto é culpa minha, por ser algo individualista, muito por causa do meu trabalho, em que tenho um horário diferente da maior parte das outras pessoas. Mas ainda assim nunca faltei a uma reunião do clube, quando para tal fui solicitado.

Vou, de propósito, a passeios de cicloturismo que não me dizem nada, só para tirar fotografias, para que as pessoas se possam rever no Cycloweb, porque sei que as pessoas gostam disso. Fui operado às hérnias e estive muito tempo sem poder montar numa bicicleta, mas ainda assim fui às provas fazer as fotografias, para os companheiros poderem admirá-las na Internet.

Não vesti ontem a camisola do meu clube, porque julgava estar lá como individual, e não tinha a menor ideia de que iriam participar. E foi com a maior surpresa que os vi ontem em Tavira. Tal como aconteceu no passeio do Monte Figo e noutras ocasiões.

Nunca usei esta página para escrever mal de alguém. Tanto participo nos passeios dos clubes da FPCUB como dos da ACA. Não distingo Sotavento de Barlavento, são todos meus irmãos.