sábado, 27 de fevereiro de 2010

163 - GRANDE PASSEIO FARO - FÓIA.


A loja de bicicletas de Faro "A Roda" leva a efeito no dia 14 de Março um extraordinário evento de cicloturismo, muito semelhante aos que se fazem em Espanha, com medição de tempos por chip, se bem que não se trate de uma competição, devendo os tempos servirem unicamente para referência pessoal, sobretudo em função de futuras participações.
É uma oportunidade soberana para aqueles que não apreciam os passeios "mornos", e que a partir de agora não se poderão mais queixar de não haver cicloturismo interessante na nossa região.
O passeio realizar-se-á dia 14 de Março de 2010 com partida no Largo de S. Francisco em Faro e chegada ao Alto da Fóia .

Os participantes deverão comparecer no Largo de S. Francisco a partir das 6h 30m , sendo a abertura do corredor de medição de tempo ás 6h45m . O último participante sairá á 7h 30m , hora após a qual o sistema de largada será desmontado .
Não serão admitidos grupos superiores a 7 elementos .

Para o participante ter o controle ou registo de tempo individual realizado , deverá levantar o chip na RODA , no Sábado dia 13 entre as 9h30m e as 13h . Para o levantamento do chip é obrigatória a entrega como caução de um documento pessoal ( ex. BI , carta de condução , etc. ). A devolução dos documentos será feita na Fóia com a devolução do chip .

A participação neste Passeio pressupõe o conhecimento e aceitação de todas as suas regras.

DURANTE O PASSEIO

1º - É obrigatório o uso de capacete.
2º - É obrigatório cumprir escrupulosamente as regras de trânsito.
3º - Deverão ser evitadas todo o tipo de manobras que ponham em risco a segurança pessoal ou de outros .
4º -Por razões de segurança, os carros de apoio não andarão em marcha lenta atrás dos participantes.
5º - Os participantes não podem circular apoiados a qualquer tipo de veículo. As assistências deverão ser prestadas fora da via.
6º - Não é permitida a circulação junto a outros ciclistas não inscritos no passeio.
7º -Todos os participantes deverão transportar kits com câmaras de ar de reserva, bomba ,elos de ligação , ferramenta , etc.

O não cumprimento destas regras incorrerá no não reconhecimento do tempo realizado.

No programa do Passeio estão incluídos :
- Utilização de Chip ( ControlEventos )
- Transporte das mantas e de sacos pessoais no percurso Faro/Fóia
- Transporte dos participantes no percurso Fóia/Faro
- Transporte das bicicletas no percurso Fóia/Faro
- Seguro
- Lanche na Fóia
- Medalha de participação no Passeio
- Diploma com tempo individual
- Jantar convívio no restaurante ”O Farol“ ( 20.00 h).
Para a inscrição e informações consultar a página da Roda Bike Shop em :

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

162 - ETAPA DA VOLTA AO ALGARVE











Ao contrário do que seria de esperar, dadas as péssimas condições climatéricas, e depois do terrível temporal que assolou a ilha da Madeira, foram muitos os cicloturistas que acorreram a Lagoa para participarem na Etapa da Volta ao Algarve, tradicionalmente organizada no último dia da prova dos ciclistas profissionais.
De Portimão, Albufeira, Espiche, Faro, Lagoa, Vila Real de Santo António, Torre Natal, Monte Figo, bem como os companheiros alentejanos de S. Teotónio e Almodôvar muitos foram os que se propuseram desafiar a tempestade e fazer-se à estrada. E a tempestade não se fez rogada, abatendo-se violentamente sobre o pelotão cicloturista algarvio, levando bastantes ao abandono, sendo eu um dos primeiros. A minha equipa esqueceu-se de me convocar, sendo que num forum de ciclismo do Algarve tinha lido que não havia banhos nem almoço, o que afinal não era verdade, mas por essa razão não ia preparado com toalha nem roupa seca, pelo que se me afigurou que era melhor desistir perante tanta chuva, e regressar a casa, já que completamente encharcado, não podia tomar um banho nem vestir-me com outra roupa.
De louvar a disponibilidade da Associação de Ciclismo do Algarve, que num cenário de stress extremo, por estar de todo envolvida na logística da melhor prova de ciclismo de Portugal, ainda consegue arranjar tempo e disposição para organizar um passeio de cicloturismo, de modo a proporcionar às bases uma jornada de convívio no ambiente dos profissionais.
Uma palavra também para o Centro de Ciclismo de Portimão, pelo apoio à nossa Associação, e para o trabalho que tornou possível aliviar a grande carga da ACA. Foram determinantes para o sucesso de uma grande jornada de cicloturismo, como aliás é costume por parte daqueles incansáveis companheiros.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

161 - PRONTO LIVRO DE 2009

Comecei em 2002 a coleccionar as fotografias, em jeito de cromos, dos ciclistas de todas as equipas profissionais e de sub-23 de todo o Mundo. Este ano acabei finalmente o meu 8º livro.
São 389 páginas com 338 equipas de 50 países, desde as do Protour, passando pelas Profissionais e Continentais, até aquelas que, não tendo o estatuto de equipas UCI, tomaram parte em provas da UCI, como algumas do Brasil, México, Estados Unidos, etc, bem como um bom número de equipas de sub-23, nomeadamente dos países com maior expressão neste desporto.
É o trabalho de todo um ano de pesquisa e posterior formatação de milhares de fotografias, antes bem mais fácil de conseguir, quando não tinha o vício de andar de bicicleta.
Naturalmente que um livro assim não é possível de ser vendido, primeiro por questões de copyright, já que a maior parte das fotografias as retiro da Internet, e não as posso usar para uso comercial, e depois porque com um tão grande tamanho e peso, e sendo só fotografia, iria ter um preço impossível de praticar, pelo que de cada ano só existe um único exemplar, que um dia provavelmente oferecerei a um museu de ciclismo.
Assim, não posso oferecer o livro a ninguém, mas posso presentear a quem esteja interessado, um CD com a reprodução do dito, sendo que quem o desejar pode solicitar-me por e-mail (chefesantos@sapo.pt), a quem entregarei gratuitamente em uma próxima ocasião, ou enviarei por correio a quem viva longe, como aliás costumo fazer todos os anos.