Dia 8 de Novembro (estava inicialmente prevista para 25 de Outubro) realiza-se em Isla Cristina, comarca de Ayamonte, a 10 minutos da fronteira portuguesa e de Vila Real de Santo António, o Gran Prémio de Ciclismo Ciudad de Isla Cristina, também denominado Memorial José Cañavate.
Não é uma actividade de competição, se bem que os quilómetros finais, a partir de Islantilla, sejam em sistema de roda-livre, onde cada um correrá à sua vontade, e haja um troféu para disputar entre aqueles que o desejem.
Nesta "Marcha" é costume participarem alguns nomes sonantes do ciclismo espanhol e português, e a figura principal e incontornável deste passeio é Francisco Mancebo, que no ano passado correu no Fercase - Rota dos Móveis. Este ano estão convidados para além de Paco Mancebo, Óscar Sevilla, Jesús Hernández, Ángel Vicioso, Pablo Lastras, Chente García Acosta, David Arroyo, Xavier Zandio, Eládio Jiménez, José Luis Arrieta, José António Gil, Imaniol Erviti, Roberto Heras e o antigo corredor do Tavira Júlio Jiménez. A prova foi ganha no ano passado pelo nosso Joaquim Andrade. No ano de 2007 corri e convivi com André Cardoso e Filipe Cardoso.
É tradicional encontrar-me neste dia com companheiros de Vila Real de Santo António, nomeadamente os camaradas da Casa do Benfica. Também os irmãos Martins, de Amaro Gonçalves, estiveram presentes no ano passado. Alguns esperanças e elites do Tavira costumam alinhar à partida e é usual nesta parte de Espanha ver muitos cicloturistas espanhóis envergarem equipamentos de clubes portugueses, nomeadamente e em grande quantidade do Loulé e do Tavira, mas também do Boavista e do Maia.
O início da corrida é às 10.30 espanholas, 9.30 portuguesas, mas devem chegar mais cedo para a inscrição, no caso dos individuais. Os clubes devem inscrever-se previamente através do telefone 0034959331024 ou pelo e-mail deportes@islacristina.org. Podem fazê-lo em português pois toda a gente entende o nosso idioma naquela parte de Espanha. A inscrição é de 10 euros, e é costume dar direito a almoço, T-shirt alusiva e diploma personalizado. A velocidade antes do troço livre é de cerca de 30 km/hora.
Esta é a minha 3ª participação e é o meu regresso à estrada depois de 2 meses ausente por enfermidade. Durante os últimos meses passei de 69 kg para 83, valor muito próximo dos tempos de "antes" da bicicleta. Tenho que "dar-lhe" duro, se quero estar em condições mínimas nessa altura.
Apelo calorosamente à participação dos cicloturistas algarvios para podermos mostrar em Espanha que somos tão bons como eles. Por outro lado esta é uma oportunidade inigualável para muitos ficarem a saber o que é uma cicloturista a sério...Especialmente aqueles que passam a vida a queixarem-se que os passeios de cicloturismo não dão "pica" têm aqui uma oportunidade única de dar asas à sua bicicleta...
Alô Santos!!!
ResponderEliminarObrigado pela informação. No entanto, agradeço que faças uma correcção: se a prova começa às 10:30 horas em Espanha, serão, em Portugal, 09:30 e não 11:30, como afirmas. No demais, o teu blog continua impecável, como sempre.
Um abraço, companheiro!
afinal é a que horas? Decidam-se !
ResponderEliminar