terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

99 - CARTA ABERTA AO ENGENHEIRO MACÁRIO CORREIA





























Senhor Engenheiro
Quando em criança, no meu Ribatejo natal, alguma vez ouvi falar de Tavira, era sempre por uma única razão: Jorge Corvo e o seu Ginásio de Tavira. Acredite-me, Senhor Engenheiro, de Norte a Sul do nosso querido país, por muito que se fosse do Benfica ou do Sporting, tínhamos um carinho muito especial pelo Jorge Corvo.

As voltas que a vida dá trouxeram-me para Albufeira e aqui vivo há muitos anos. Tantos que já me considero algarvio.

Naturalmente que de vez em quando vou até à sua cidade. Porque é um lugar muito bonito, onde se volta sempre com agrado.

Mas as mais das vezes que vou a Tavira é por causa do Ciclismo. Seja pela Volta ao Algarve, pelo Festival de Pista, a Volta ao Sotavento, alguma cada vez mais rara passagem da Volta a Portugal, mas acima de tudo pelo Cicloturismo. Quantos passeios de cicloturismo nos trazem todos os anos a Tavira?

Não há terra de Portugal onde se viva tão intensamente o Ciclismo. Tanto que até a Polícia tem uma equipa de ciclismo. Tanto que até o Presidente da Câmara vai para o trabalho de bicicleta, faz questão de estar presente nos convívios de cicloturismo, faz parte dos órgãos dirigentes do Ciclismo Nacional, e até já o ouvi na TV orgulhosamente dizer que já subiu a Serra da Estrela em bicicleta.

Por vezes tenho participado em corridas de bicicletas na província espanhola de Huelva. Centenas de espanhóis pedalam trajando à Tavira. Poder-se-ia pensar que são portugueses. Não senhor, são espanhóis que têm orgulho em se vestir "à Tavira".

Amigos meus vivendo no estrangeiro pedem-me para lhes levar equipamentos de que Clube? Do Tavira, com certeza. Nem eu levaria outra coisa...

Senhor Engenheiro, escrevo-lhe porque o CICLISMO em Tavira já merece que a cidade lhe preste homenagem. Eu sei que há outras cidades do país onde se pratica tanto o nosso desporto como em Tavira. Loulé, por exemplo, mas eles já fizeram uma estátua ao ciclista. Mas Loulé não tem os clubes que Tavira tem, não tem a "afición" de Tavira. E não ganhou a Volta a Portugal, nem tem a equipa profissional mais antiga do Mundo. Nem teve Jorge Corvo...
Os Homens que vê nas fotografias acima são representantes das colectividades tavirenses que praticam Cicloturismo ou Ciclismo. É uma actividade que marca Tavira. É por isso que todos conhecemos Tavira. Um dia, talvez uma estátua, talvez um baixo-relevo, não sei, qualquer coisa que encha os cicloturistas e ciclistas de Tavira de orgulho, por se reverem em algo que lhes presta homenagem, que lhes reconheça aquilo que deram de si para dar a conhecer Tavira aos outros.
Nesse dia estaremos TODOS, cicloturistas do Algarve, na sua cidade, para darmos um abraço a si e aos nossos companheiros de tantas pedaladas.

1 comentário:

  1. Este blog anda muito preguiçoso...a malta passa aqui e não há novidades, isto está sempre na mesma...então???

    ResponderEliminar