segunda-feira, 23 de novembro de 2009

152 - ÁFRICA DO SUL 2011



Quis o destino que as irmãs Fernanda, Olga ( minha esposa) e Gena se casassem com ciclistas. Cada um dos cunhados tem uma vida diferente, uma história diferente, até os sítios onde vivem são completamente diferentes.
O Tino chegou a correr em equipas profissionais, mas um problema de saúde afastou-o dessas lides. É o mais experiente dos três cunhados, sabe muito de ciclismo, tem o melhor material. É o ciclista com o número 909 da 2ª foto, sofrendo a subir o Galibier ao lado de um italiano, e envergando as cores da África do Sul. É o marido da Fernandinha, vive em Neuchatêl, na Suíça.
O equipamento que o Tino enverga naquela foto foi-lhe oferecido pelo João, marido da Gena, que vivem na África do Sul. O João é o ciclista de azul, escalando uma montanha durante a Cape Argus de 1991, uma ciclodesportiva realizada nos arredores da Cidade do Cabo, que com a participação de 35 000 concorrentes é a maior corrida do Mundo, e faz parte da Goden Bike, uma selecção das melhores ciclodesportivas do Mundo, para a União Ciclista Internacional.
Na 3ª foto podemos ver o João, acabadinho de levantar a documentação para a Argus deste ano, que se realizava no dia seguinte. O João vive em East London, a muitos, muitos, quilómetros de Cape Town,mas não perde uma edição da Argus. Mete-se no avião, como milhares de outros ciclistas da África do Sul e tantos outros países, para poder estar entre os 35 000 participantes.
Quem também tem que voar para poder correr na Argus é o Necas, na mesma foto a confirmar a sua inscrição. Voa de Joanesburgo, a mais de mil quilómetros do Cabo, para se juntar ao João nesta aventura de todos os anos. É amigo de infância do Tino, correram juntos no Sporting de Lourenço Marques, andou no liceu com a Gena, conhece o João desde os tempos da juventude. É outro amante do ciclismo, e como tal faz parte desta família. Acolheu-me em sua casa para eu poder tomar parte na Pick & Pay 94.7 de Joanesburgo, a 2ª maior corrida do Mundo, logo a seguir à Argus. Em Setembro juntar-se-á aoTino e a mim em Lora del Río para participarmos os três na Javier Ramírez Abeja.
Na última foto vemos uma coisa muito peculiar. Sabem o que são as caixas por trás do Necas? Exactamente, são bicicletas, que os participantes despacham no avião. De outro modo não poderia ser, com tantos participantes não seria possível alugar uma. Também levei a minha no avião quando participei na corrida de Joanesburgo. E como vêem a organização não descura nenhum pormenor. Estão acondicionadas e guardadas, é chegar e ir levantá-las, não há qualquer problema.
Esta conversa toda para vos dizer que o João já anda a espicaçar-me para me convencer a ir a África outra vez. Desta feita ao Cabo. Imaginem: avião para Joanesburgo, uns dias em casa do Necas. Avião para o Cabo com o Necas. Participar na corrida, avião para East London com o João. E sabe-se lá mais o quê...Eu vou, prometo que vou, tenho recordações maravilhosas da outra vez.
Mas antes, não se esqueçam do Tino, antes a meta é França, Stage du Soleil, uma semana a conviver e aprender num Campus de ciclismo, com o Tino et ses compagnons. Tenho que perder 7 ou 8 quilos até lá, se quero estar em forma em Março. Está quase Tino!

Sem comentários:

Enviar um comentário