domingo, 31 de janeiro de 2010

160 - BERNARDINO CALIÇO, A VOLTA AO ALGARVE E O CICLOTURISMO

Só o conheço circunstancialmente, mais que tudo porque pedalamos juntos muitas vezes nos passeios de cicloturismo. Mas recordo-me de quando comecei a acompanhar o ciclismo e necessitava de alguma coisa as pessoas diziam-me: pergunte ao Caliço, ah isso o Caliço é que sabe, uma autorização para ir correr a Espanha? Peça ao Caliço. Uma fotografia com o corredor tal? Talvez o Caliço possa ajudar. A que horas é a corrida? Pergunte ao Caliço, ele é que sabe...
Tive a oportunidade de o conhecer ligeiramente há dois anos aquando da Volta ao Algarve: no final do contra-relógio no último dia, quando esgotado por uma semana plena de stress e emoções, se juntou a nós na sede da União de Ciclismo Tavirense, onde os nossos companheiros locais cozinharam uma feijoada para os voluntários que ajudaram na organização da Volta ao Algarve. Longe da imprensa, das equipas de profissionais, dos VIP's, preferiu partilhar da feijoada com a gente simples que são a alma do ciclismo.
Sabemos todos da qualidade da Volta ao Algarve, cada vez mais a prova mais importante do calendário português, mesmo mais que a Volta a Portugal. Basta pensar nas estrelas que por cá têm passado: Armstrong, Petacchi, Contador,etc. E não se diga que é por ser início de época e estar frio na Europa. No dia em que escrevo estas linhas a época há muito que se iniciou, e estão a decorrer várias provas já. Se as grandes equipas vêm à Algarvia é pelo prestígio da prova. E aí está a mão de um homem que sabe muito destas coisas, não só na escolha dos percursos, mas de todas as implicações que uma corrida destas envolve.
E, sendo uma estrela no ciclismo algarvio, habituado às fotografias dos jornais e às entrevistas da televisão, continua a ser um dos nossos, a montar uma bicicleta, e sempre que possível, a tomar parte nos passeios de cicloturismo, envergando orgulhosamente as cores do Centro de Ciclismo de Loulé, o clube da sua terra.
Há uma empatia muito grande entre os adeptos do ciclismo, os clubes e a Associação de Ciclismo do Algarve, pela mão de Bernardino Caliço. O excelentemente concebido calendário de cicloturismo da época em curso é a prova do bom trabalho da Associação, e da articulação com os clubes.
Que seja assim por muito tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário