quinta-feira, 30 de abril de 2009

109 - O CALENDÁRIO DO CICLOTURISMO

Apercebi-me que a data original da Clássica Portimão-Fóia batia com o dia programado para as Eleições para o Parlamento Europeu numa conversa com elementos do Grupo de Cicloturismo Cacelense, que haviam planeado o Passeio do clube para a mesma data, e que naturalmente se tornava inviável, por não serem permitidas manifestações desportivas em dias de actos eleitorais.

Olhando para o meu calendário de possíveis eventos cicloturísticos verifico que no dia 3 de Maio há simultaneamente os Passeios de Beja e do Campesino. A qual hei-de ir? Realmente Beja não faz parte do Algarve, mas o seu Passeio de Cicloturismo é já um hábito para muitos clubes algarvios. Perderá provavelmente o Campesino por não ter escolhido um dia diferente para o seu Passeio. Ou perderão os dois clubes. A mesma data não serve nem à Casa do Benfica de Beja nem ao Campesino. Lamentável.

Seguindo ainda o meu calendário noto que a 10 de Maio há Passeios em Faro(Coobital), Ferreira do Alentejo, Pechão e o Raid Alcoutim-Tavira. Tudo no nosso raio de acção. Mais uma vez lamentável.

A 31 do mesmo mês, segundo o Calendário, há o Passeio do Inatel de Faro e a Apexa marcou o seu para o mesmo dia.

Recordo que para terminar a época transacta a Associação de Ciclismo do Algarve marcou um Passeio de encerramento da época, exactamente para a data que a Federação de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas tinha agendado para o seu tradicional e habitual Passeio de Final de Época no Algarve. Esta foi mesmo feia...

Sou sócio da FPC-UVP e da FPCUB simultaneamente. Tal como muitos outros cicloturistas. Nada nos impede disso, e não aprovamos confrontos entre duas entidades que defendem e servem a prática do cicloturismo. Nós, os que gostamos de andar de bicicleta, não nos interessamos por guerrilhas e questiúnculas. Queremos é cicloturismo e convívio são entre todos.

Por isso acho que seria possível, antes que a nova época se inicie, sentarem-se à mesma mesa, que pode ser neutra, TODOS os envolvidos no Cicloturismo algarvio (clubes, ACA, FPCUB, Apexa, outras entidades particulares), para delinearem um Calendário de 2010, onde não colidam interesses, e que cada Passeio não prejudique o Passeio de outro clube. Basta um pouco de vontade e um pouco de sentimento cristão (ou humanista, se quiserem). No final deste Post há um link para escreverem os vossos comentários, tenham a liberdade para o fazer.

Se for possível fazer tal encontro (e este blogue pode servir de plataforma para isso) seria bom que se aproveitasse para discutir que cicloturismo temos no Algarve, que podemos nós fazer para o melhorar, como podemos atrair mais gente para ele, como podemos trazer para os nossos clubes os cicloturistas que preferem correr sozinhos ao fim-de-semana.

1 comentário: