sábado, 24 de outubro de 2009

142 - CORRIDA

Tenho urgentemente de perder peso.
Tinha 69 quilos quando deixei de fumar e subi rapidamente para os 74/75 quilos, apesar de continuar a fazer bicicleta. Imagine-se se não fizesse exercício...
Estive três semanas parado por doença, sem trabalhar e sem andar de bicicleta, e cheguei aos 83,7 quilos.
Voltei ao trabalho e a ir de bicicleta para Quarteira todos os dias. Aos fins de semana voltei a fazer os meus treinos habituais de 13o/140 quilómetros, mas nunca mais consegui baixar o peso. Confesso que à cabeça só me vem a ideia que o melhor é voltar a fumar...Mas depois recordo-me, ou faço por me recordar, das muitas coisas más que o tabaco me trazia, e vivo neste dilema que, se calhar tenho que aceitar esta nova realidade, e conformar-me que a partir de agora vou viver com o peso de antigamente, de antes do ciclismo. Sobretudo a barriga, só aí devo ter uns 20 quilos, está enorme...
Assim sendo, o que é que eu posso fazer para contrariar esta tendência? Dizem os manuais que devo reduzir a minha ingestão diária de calorias em cerca de 500 unidades. Pois bem, durante quase três semanas que estive sem folgar, e em que sempre comi no trabalho, orientei a minha dieta ( posso fazer isso facilmente, sou cozinheiro) para um regime de muito baixas calorias, só com saladas, legumes, quase nada de proteínas e zero de hidratos de carbono. Comer pouco, de três em três horas, com uma peça de fruta ou um iogurte com sementes de linhaça pelo meio, bué de fome...
Ao fim deste tempo reduzi realmente o meu peso de 83 para 78, estabilizei dois dias, e voltei lentamente aos 79/80, oscilando às vezes entre os 78 e os 80, conforme se podia fazer bicicleta ou não. Conclusão: mesmo comendo só salada não estou a conseguir baixar o meu peso. Há que tentar outra coisa. Vou passar a alternar o ciclismo com corrida a pé, tenho a noção que a corrida a pé exige mais do corpo que a corrida de bicicleta.
E assim foi! Hoje levantei-me cedo e lá fiz uns 20 km a pé. Mas surpreendentemente a minha condição física, apesar da bicicleta diária, deixa muito a desejar. Correr é bué de duro. É muito mais duro que no ciclismo, ou então ando a aproveitar mal o que posso extrair da bicicleta. Tiro o chapéu aos "runners" com quem me cruzo no caminho para Quarteira.
É claro que vou continuar, suamos mais que no ciclismo, e mexemos com outros músculos. Sei que todo o princípio é difícil, assim foi também com a bicicleta.
De qualquer modo amanhã o dia é outra vez para o ciclismo. Passeio do Ciclo Clube de Lagos, já tenho saudades dessas coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário