sábado, 26 de dezembro de 2009

155 - RETROSPECTIVA DE 2009 - UM ANO PÉSSIMO

Apesar de sempre ter gostado de ciclismo, só em 2005, quase com 50 anos, tive ensejo de comprar a minha primeira bicicleta de estrada. Sempre houve outras prioridades na minha vida, e mesmo aquela bicicleta em 3ª ou 4ª mão, uma Cinelli com 26 anos que ainda utilizo quando vou para o trabalho, pesa mais de 11 quilos, e tinha as mudanças no quadro, que depois mandei alterar para o guiador. Mas o facto decisivo neste meu amor pelo ciclismo foi a possibilidade, pela 1ª vez desde que abracei a profissão de cozinheiro, de ter folga ao Domingo. Trabalho longe de casa, em Quarteira, apesar de viver em Albufeira, onde poderia facilmente encontrar um emprego, mas esse facto permite-me deslocar-me de bicicleta para o emprego, e assim manter um treino diário.

Durante anos pugnei por ser um bom profissional de cozinha. Dediquei-me de alma e coração ao meu trabalho, desbravei caminhos para criar uma cozinha de autor, viajei pelo estrangeiro para conhecer o que se cozinhava lá fora, comprei centenas (centenas mesmo) de grandes livros de cozinha, fiz estágios e cursos, fui um dos primeiros a fazer "nouvelle cuisine" em Portugal, participei em concursos onde fui várias vezes medalhado. Mas tudo isso se tornou irrelevante quando no actual emprego me deram a possibilidade de ter folga ao Domingo. Isso alterava tudo, agora já podia ir aos passeios dos clubes, já valia a pena investir numa bicicleta a sério. Não importa se o trabalho é menos interessante, ou se eventualmente poderia ganhar mais noutro lugar, ou se trabalhando onde resido não teria tantas despesas em deslocações.
Assim, tendo começado a sentir alguma confiança com a bicicleta aventurei-me no primeiro passeio de cicloturismo, na primeira subida á Fóia, ao Alto do Malhão e fui mesmo á Serra da Estrela, que subi por Manteigas e pela Covilhã.

Em 2006, ano inicial nestas coisas do cicloturismo e ciclodesporto participei somente em dez eventos:
1 - Etapa da Volta ao Algarve, de Vila Real de Santo António ao Alto do Malhão.
2 - Clássica Portimão - Fóia.
3 - Etapa de la Vuelta a Espanha, de Almería ao Alto del Calar Alto.
4 - Corrida de Almodôvar.
5 - Pick & Pay 94.7 em Joanesburgo, África do Sul.
6 - Passeio de Luz de Tavira
7 - Passeio do Fontaínhas.
8 - Casa do Benfica de Portimão
9 - Passeio dos Trepadores da Figueira.
10- Sesimbra - Algarve.


O ano seguinte, 2007, foi um ano glorioso. Estive nos seguintes eventos:
1 - Etapa da Volta ao Algarve.
2 - Ruta de los Alcornocales em Los Barrios, Algeciras.
3 - VI Marcha Ruta de los Castillos, Zafra.
4 - V Marcha Villa de Espartinas, Sevilha.
5 - Clássica Portimão - Fóia
6 - 1ª Etapa da Volta a Portugal, de Fafe à Senhora da Graça.
7 - III Marcha Javier Ramírez Abeja, em Lora del Río.
8 - VII Memorial Ricardo Otxoa, em Málaga.
9 - 5º Gran Prémio de Isla Cristina.
10- Corrida de Almodôvar.
11- Passeio de Beja
12- Passeio do Fontaínhas
13- Bênção dos Ciclistas do Algarve.
14- Encerramento da Época.
15- Sesimbra - Algarve.
16- Passeio do Algoz e Benfica.

Em 2008 comecei a restringir-me mais aos passeios portugueses. Fui operado a duas hérnias inguinais e tive que pôr um travão nas minhas saídas.
1 - Subida ao Monte Veleta, Granada.
2 - Passeio de Messines.
3 - Etapa da Volta ao Algarve.
4 - Passeio de Luz de Tavira.
5 - Terras de Santa Maria, Tavira.
6 - 2ª Marcha Villa de Guillena, Sevilha.
7 - VI Marcha Villa de Espartinas, Sevilha.
8 - Clássica Portimão- Fóia.
9 - III Marcha de Fuentes de Andalucía.
10- X Vuelta Cicloturista de Brenes.
11- X Passeio de Moncarapacho.
12- 7º Passeio do N. Sportinguista de Portimão.
13- 16ª Marcha San Bartolomé, Montehermoso, Cáceres.
14- 2ª Etapa da Volta a Portugal, Viseu-Caramulo-Viseu.
15- Corrida de Almodôvar
16- IV Marcha Javier Ramírez Abeja, Lora del Río.
17- V Marcha Jesús Rosendo, Carmona.
18- VI Gran Prémio de Isla Cristina.
19- Subida a Montescudo, Itália.
20- Passeio do Fontaínhas.

Este ano as coisas correram muito mal, primeiro porque os resquícios das operações às hérnias fizeram-se sentir: dói-me frequentemente um testículo ao pedalar, e uma crónica dor nas costas obrigou-me a estar parado dois meses e a faltar a muitos eventos. Ainda assim estive em:
1 - Benção dos Ciclistas do Algarve.
2 - Terras de Santa Maria, Tavira.
3 - 3ª Marcha Villa de Guillena.
4 - 7º Passeio de Beja
5 - 11ª Marcha Cicloturista de Brenes.
6 - Passeio da Apexa.
7 - VII Marcha Villa de Espartinas, Sevilha.
8 - Rota da Sopa da Pedra, em Almeirim.
9 - 9ª Clássica Portimão- Fóia.
10- Passeio do N. Sportinguista de Portimão.
11- IV Marcha de Fuentes de Andalucía.
12- Gran Prémio de Isla Cristina.
13- XVI Passeio Ciclo Clube de Lagos.
14- Passeio do Fontaínhas.

Falhei a Etapa da Volta ao Algarve, a Etapa da Volta a Portugal, o Sesimbra - Algarve, as Marchas de Lora del Río e de Carmona. Tinha planeado ir a Algeciras e a Almendralejo, e tive que abandonar a ideia. Estava de férias no estrangeiro aquando do encerramento da época.
Será a idade a começar a pesar?

1 comentário: