segunda-feira, 19 de julho de 2010

185 - ESTÁ UM MORTO NOS CONTENTORES DO LIXO DE LOULÉ E DE SILVES.

Como sou de Albufeira, cada dia que saio a treinar, tenho inevitavelmente que atravessar os concelhos vizinhos do meu, Loulé e Silves. Costumo escolher as estradas com tráfego mais reduzido do interior daqueles concelhos, para chegar a Monchique ou ao Barranco do Velho, por exemplo.

Assim que saio dos limites de Albufeira, e entro nos caminhos rurais, ou menos povoados, de Silves e Loulé, tenho a sensação que a morte e a putrefacção enchem o ar, que supostamente, naquelas paragens, deveria ser puro e agradável, de um odor terrível, vindo dos contentores do lixo ao sol, que provavelmente não são esvaziados todos os dias, nem submetidos a qualquer limpeza ou desinfecção.

Naturalmente que o mesmo não se passa nas grandes urbes, onde há um cuidado maior nesse sentido. Mas a verdade é que, no concelho onde habito, não se passam os mesmos problemas de Silves e Loulé. Em Albufeira, mesmo nos lugares mais retirados, os contentores são imaculadamente desinfectados. E assim deveria ser em qualquer lugar.
A ASAE, tão meticulosa com a defesa da saúde pública, quando se trata de restaurantes e estabelecimentos comerciais, nõ pode multar as autarquias?

No outro dia decidi-me por rolar até à freguesia de Moncarapacho, para subir o Cerro de São Miguel. É vergonhoso o que se passa com o lixo nas imediações daquele lugar. Contentores a abarrotar, a reciclagem ao abandono, porcaria em grandes quantidades espalhada à volta dos contentores. Numa freguesia onde passam milhares de estrangeiros a passear, ou que por ali habitam. Tudo limpinho na sede da freguesia, mas na estrada para São Brás de Alportel, ou para Santa Catarina da Fonte do Bispo é um nojo...
Quando tenho que deitar fora alguma garrafa de àgua vazia, e utilizar um contentor nesses sítios, parece-me que há um morto dentro dos contentores do lixo...Vêm-me à memória imagens e cheiros de Marrocos, que me deixaram sem vontade de voltar àquele país...

Ah, e já agora, a talho de foice, para não deixar passar a oportunidade: ao longo da estrada, costumo ver restos de barritas energéticas, garrafas vazias de Isostar, Gatorade, embalagens usadas de gel energético, obviamente coisas que foram deitadas para a berma da estrada por ciclistas a treinar. Então nós, que até temos um orgulho tão grande em usarmos um meio de transporte ecológico, que não poluímos o ar com as nossas bicicletas, deitamos lixo para o chão, quando a espaços regulares haverá sempre um contentor à nossa espera? Não custa nada transportar por dois minutos a garrafa vazia e deitá-la fora no lugar apropriado. Ou têm repulsa pelo morto que está dentro dos contentores de Loulé e de Silves...?

2 comentários:

  1. É tal qual assim,moro no interior do conselho de Loulé e tudo o que dizes é verdade, nunca por aqui passou qualquer equipamento de lavagem/desinfecção de contentores do lixo.
    Tampas partidas é mato resultando que cães e gatos muitas vezes espalhem o lixo pelo chão.
    Porque será que não se vê tal coisa ali para Vilamoura?

    ResponderEliminar
  2. Visito regularmente o seu blog desde há já bastante tempo, naturalmente porque gosto de ler o que escreve. Mais uma vez, identifico-me completamente com a sua indignação pelos maus hábitos de quem atira o lixo pela borda fora. Ainda um destes dias fiz também um pequeno comentário no Forumciclismo a propósito da falta de civismo e de educação de alguns, penso que felizmente cada vez menos, cicloturistas que atiram os resíduos para o chão. Neste caso particular que menciona, vou estar atento quando passar na estrada de S. Brás de Alportel para Tavira, percurso que farei em Setembro próximo com mais quatro amigos na nossa epopeia de Albergaria a Velha até Pedras d'El-Rei. Oxalá que já não haja razões para isso, mas se houver, a minha máquina fotográfica vai registar uns instantâneos para presentear as autarquias que o mereçam...
    Saúde e força nas canetas! Um abraço,
    Narciso Cruz

    ResponderEliminar