segunda-feira, 29 de junho de 2009

119 - IX CLÁSSICA PORTIMÃO - FÓIA





































































































































Um dia muito feliz para mim. Foi um culminar de semanas de ansiedade pela responsabilidade de ter convidado os companheiros espanhóis a virem participar numa ciclodesportiva portuguesa. Tinha receio que eles não viessem, e isso significaria que o meu empenho em trazê-los a Portugal não tinha dado frutos. Por outro lado tinha medo que algo pudesse correr mal.
Na nossa região só a Portimão - Fóia e o Passeio de Almodôvar podem atrair ciclodesportistas espanhóis e não os deixarem decepcionados. Não estão habituados aos passeios a 10 à hora, sem roda-livre. Na Espanha corre-se mais e muito mais duro que entre nós. Mas a Portimão - Fóia não podia ter sido melhor: excelentemente organizada, com um percurso duríssimo, um ambiente de são convívio e muita animação, boa comida e até o pormenor do balcão da cerveja à porta do pavilhão foi uma maravilha. Os companheiros espanhóis da Peña Ciclista de Lora del Río e do Club de Ciclismo de Espartinas adoraram e ficaram muito sensibilizados pela maneira como foram recebidos entre nós.
Quanto à corrida em si, iniciei-a com a minha equipa da Juventude Desportiva das Fontaínhas, que se esqueceu de me convocar, apesar de eu todos os anos correr a Portimão - Fóia, e esta ter sido a 1ª vez que vi os meus colegas participarem.
Tive um companheiro que fez toda a corrida comigo, o Joaquim Martins, e outro que nunca baixou os braços, o Ricardo. Tentei acompanhar os melhores, nem sempre com êxito, e a partir do abastecimento subimos ao nosso ritmo, sempre a papar quem surgia à nossa frente. Subimos muito bem, e no final o Joaquim rejubilava com a nossa prestação.
O tempo não ajudou, muita chuva, nevoeiro, frio, cacimba, estrada escorregadia, a roupa colada ao corpo, as sapatilhas empapadas. Mas valeu a pena.
Um abraço para o Joaquim Martins, para o Alejandro, D. Manuel Carrasco, que com 74 anos deixou muita gente jovem agarrada ao chão, ao grande amigo Manuel Cascales, presidente da Peña de Lora del Río, e à sua esposa Elena, de grande simpatia, ao Júlio Carmona, ao Victor Gil e ao Manuel García, pela sua presença entre nós. Agora tudo ficaria perfeito se no dia 13 de Setembro os Ciclodesportistas de Portimão enviassem uma representação à V Marcha Javier Ramírez Abeja em Lora del Río.

Galeria fotográfica em http://www.cycloweb.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário