segunda-feira, 26 de outubro de 2009

144 - TENHO VERGONHA.

Um dia, ao voltar do trabalho para casa, tive um furo, numa das rotundas de Vilamoura. Coisa que acontece de vez em quando, nada de especial, estou preparado para essas eventualidades, como estarão quase todos os nossos companheiros que rolam por aí.
Um camone divertia-se pedalando para lá e para cá, entre a primeira e a última rotundas de Vilamoura, com aquela cara de parvalhão, felicíssimo por ser quem é, sem nunca ousar perguntar se eu precisava de ajuda. Não precisei, ainda bem...
Sempre que vejo algum camarada com sinal de precisar de ajuda, detenho-me imediatamente. Já me aconteceu ter ficado sem pneu e sem telefone, não devia ter acontecido, mas aconteceu, e nessas alturas qualquer ajuda seria bem vinda. Não me importa se é alguém conhecido, se é português ou estrangeiro, especialmente estes, às vezes é só porque estão confusos com o caminho. Já furei na Espanha e a ajuda dum companheiro foi fundamental para me safar daquela situação. Precisei de ajuda em Itália e agradeço por me terem ajudado.

No sábado, junto à rotunda da Marina, em Albufeira, deparei com dois ciclistas estrangeiros de volta das bicicletas. Parei e perguntei em inglês se tinham problemas. Tinham. Um havia furado e a câmara de ar suplente tinha a válvula deteriorada.
Bom, tinha que dar-lhes a minha câmara de ar, que sempre trago para uma eventualidade. Não havia grande problema, se viesse eu próprio a ter um furo era só telefonar, e a minha esposa viria buscar-me com o carro.

Os ciclistas eram alemães. Estavam num hotel em Lagos e haviam alugado as bicicletas na Megasport para darem umas voltas pelo Algarve. Reparei que as bicicletas eram do tempo para aí da 1ª Guerra Mundial, pareciam de alumínio, mas não estou seguro, estavam cobertas com autocolantes para disfarçarem o mau estado em que se encontravam. As fitas que cobrem o guiador deixavam a descoberto cerca de metade daquele, podia ver-se o alumínio por baixo.

Depois de colocarmos a câmara de ar que lhes ofereci, um deles tentou enchê-la com uma bomba que acompanhava a bicicleta alugada. Tarefa impossível, a bomba estava deteriorada também.
Decidimos utilizar a bomba da segunda bicicleta. Mas não, também não. Pareciam bombas de brincar, e não se esqueçam que as bicicletas eram velhíssimas, completamente em desuso.
Eu não uso bomba com a bicicleta. Em casa uso uma muito boa, mas para não ter peso adicional na bicicleta, só uso cápsulas de CO2. Mais uma vez pensei: O.K., se precisar telefono à minha mulher e ela vem buscar-me, seja onde for. Assim, lá enchi a câmara de ar com a minha cápsula de CO2.

Depois havia que colocar a roda, que havíamos sacado com o pneu vazio, para a reparar, e que enchêramos com a única cápsula de Co2 disponível, outra vez na bicicleta. Tarefa impossível, o dispositivo de travagem da bicicleta alugada à Megasport não dispunha de patilha para alargar, coisa que nunca tinha visto, e nunca imaginámos pudesse acontecer.
Forçando, e esvaziando um pouco o pneu, lá conseguimos fixar a roda. Só que agora já não havia mais ar comprimido para encher a roda. O alemão teve que seguir em condições precárias até à oficina da Sportzone da Guia, onde finalmente deram uma solução aos seus problemas.

Tive vergonha de ser português, pelo péssimo serviço da Megasport. Ganham o dinheiro, e não é pouco, com o aluguer das bicicletas aos camones, mas não dão nada em troca, para além das biclas arcaicas e em péssimo estado de conservação. Na Itália deram-me uma bicicleta moderníssima, com todos os pertences, em perfeito estado. Até os pedais me trocaram, por eu ter sapatos com sistema SPD.
Para que conste aqui fica o meu testemunho.

4 comentários:

  1. É no minimo hilariante este relato!
    Há situações desastrosas que é bom que se saiba, assim como voce o fez aqui no seu blog, para que essas pessoas (megasport)fiquem conhecidas pelo mau exemplo que dão ao mundo da bicicleta...que tristeza!
    Parabens pelo artigo João Santos!

    ResponderEliminar
  2. É de lamentar essas situações, depois dizem que o negocio vai mal que a concorrênca.....blá.... blá....
    A fazerem figuras dessas , só mancham o nome da casa como a imagem de Portugal.
    Só querem cobrar , mas para o fazerem com dignidade as bicicletas tinham de tar em perfeito estado e as bombas em perfeito estado e darem ás pessoas cãmras suplentes.È uma vergonha. Fez muito bem em relatar aqui para que todos saibam .
    Um abraço:Carlos. Ocicloturista

    ResponderEliminar
  3. Isso é verdade esse mal encarado que até nem percebe nada de biciletas só pensa em encher o bucho aproveita todos os descontos que os fornecedores lhe dão para por ao bolso que ironico mas enfim.
    agora alugar sucata ao nosso turismo elegando que sao bicicletas por favor. um abraço amigo carlos do teu amigo CEROL

    ResponderEliminar
  4. Dessa dita loja guardo uma péssima imagem.
    De um fulano que não sabe vender e para ele bom serviço é algo que não conhece o significado.

    É pena pois a Megasport teria tudo para ser uma das melhores lojas de bicicletas do Algarve mas...

    ResponderEliminar