sábado, 31 de outubro de 2009

146 - JOAQUIM GOMES

Sempre nutri uma admiração especial por Joaquim Gomes. Tem esse "flair" especial das pessoas inteligentes. Já repararam que as pessoas inteligentes são invariavelmente boas pessoas? E que os maiores ciclistas são, com algumas excepções, quase sempre ligadas ao doping, pessoas ao mesmo tempo boas e inteligentes? Frank Vandenbroucke, José Maria Jiménez e Marco Pantani não eram muito inteligentes, nem mostraram um carácter muito afável, e terminaram como sabemos. Joaquim Gomes, tal como Marco Chagas ou José Azevedo caíram no goto dos portugueses por serem grandes campeões, mas também pela sua simpatia e humildade.

Na Etapa da Volta, cicloturista que aproveitava o dia de descanso dos profissionais, de 2007 , não me preocupei com qualquer tipo de classificações, nem me parece que isso estivesse em causa para a esmagadora maioria dos participantes. Por isso iniciei a minha ascensão da Senhora da Graça, depois de me refrescar com água fresquinha, oferecida pelos residentes do sopé do monte, quase no final do pelotão.
Passei centenas de companheiros, muitos deles em grandes dificuldades, a anunciar que dificilmente chegariam lá a cima. Estava em forma, pesava menos de 70 kg, estava tudo a correr muito bem, fui passando neles, até começarem a rarear. Eram cada vez menos, até que me vi só com um que seguia à minha frente. Lá mais para cima seguiam outros, mas o objectivo não era alcançá-los, tão só fazer uma subida sem atrapalhações, afinal de contas era a Senhora da Graça.
Cheguei-me ao companheiro da frente, que subia com grande esforço, nitidamente em grande dificuldade, e qual não é o meu espanto quando deparo com, nem mais nem menos, o meu grande ídolo, o Joaquim Gomes....
Fiquei estupefacto! O Joaquim Gomes, que tantas etapas ganhou em alta montanha, que decidiu voltas precisamente nas alturas, grande escalador no seu tempo, estava ali sem pernas para mim...Não fui capaz de evitar confessar-lhe a minha admiração por tal situação. Disse-lhe que ele era o ciclista que sempre mais admirei, que era como um deus na terra, que até tinha uma fotografia dele com o meu filho bebé..."Suba, não espere por mim, não dou mais do que isto, não posso, estou bem, só que os tempos são outros, vá, siga!".
Ainda pensei duas vezes, mas entretanto chegaram outros vindos de trás e ficaram com ele. Deixei-os e arranquei serra a cima. Cheguei nas calmas e não o vi mais, nem sei se chegou lá a cima.
Em 2008, no ano seguinte, na mesma Etapa da Volta, desta feita depois de passarmos o Caramulo, seguíamos de regresso a Viseu, quando à minha direita o voltei a ver. É claro que não me reconheceu, afinal de contas são tantos que dele se aproximam, para pedalarem junto a um dos maiores ciclistas portugueses de sempre. Com ele seguia um magote de malta, e um dos mais velhos proferiu: " olha o senhor Joaquim Gomes, é uma honra pedalar com um ciclista tão valoroso!!". Ao que Joaquim Gomes retorquiu: "já fui, já fui, agora já não sou, olhe, no ano passado estava eu a subir a Senhora da Graça, quando um senhor que seguia comigo me disse..." e contou-lhes a estória passada comigo. Não pude deixar de me aproximar, e dizer que era verdade, que a estória se tinha passado comigo. Ao que ele exclamou : "olha se eu estivesse para aqui a contar uma aldrabice, como o Mundo é afinal pequeno..., como vêem é assim, para estarmos bem no ciclismo há que treinar, vocês treinam, eu não, é por isso..."
São assim as grandes pessoas como ele. Em vez de se vangloriar do seu passado preferiu ser humilde, e reconhecer as suas dificuldades. Não é por isso que deixou de estar presente. Tal como o Marco Chagas, pessoas de bem, sabem como é importante para a grande massa de adeptos do ciclismo, podermos estar junto a eles, os nossos ídolos, a quem muito admiramos. Foi isso que eu lhe disse, que para nós eles foram, e continuam a ser muito importantes, que continuam sempre no nosso coração, não só porque foram grandes atletas, mas por serem pessoas muito boas.
E lá mais atrás exclama um mecânico do Paredes-Rota dos Móveis que também participava na Cicloturista: "puxa, pá, até fiquei arrepiado...!"

1 comentário:

  1. E era eu pequena quando fomos ver a apresentação das equipas da volta a Portugal e recebi um boné do Recer Boavista, dado pelo Joaquim Gomes. Que mais tarde foi assinado pelo Marco Chagas.

    Votos de boas pedaladas em 2010,
    Um beijinho da filha.

    ResponderEliminar