segunda-feira, 22 de junho de 2009

118 - MUITAS EMOÇÕES NO REGRESSO A CASA


















Tinha ouvido que em Almeirim faziam uma coisa porreira, e pensava há muito em poder um dia correr "em casa". Depois de tantos anos em território apache, queria sentir o gosto de voltar a pisar a terra dos comanches que me viu nascer. Podia juntar o útil ao agradável, correr em Almeirim de manhã, e visitar a minha família nas Fazendas de Almeirim e em Coruche.


Para grande surpresa, a Rota da Sopa da Pedra, assim denominada esta corrida por equipas de cicloturismo, organizada pela 20 Km de Almeirim, não só era uma coisa porreira, mas um caso exemplar de organização e de animação, com mais de 70 equipas concorrentes, algumas de lugares tão remotos como Trancoso, Évora ou mesmo Vila Real de Santo António, sendo que a maioria era naturalmente do Ribatejo, Oeste, Lisboa e Extremadura.


Por ter vindo só, a Organização colocou-me com mais 3 companheiros de Óbidos, e assim poder formar uma denominada equipa Ciclobikes. Cedo percebi que aqueles 3 camaradas tinham demasiada pedalada para mim. Assim optei por esperar por uma equipa com menores pretensões, e assim poder gerir melhor o esforço ao longo dos 71,3 quilómetros do percurso.


Algumas equipas fizeram uma média bem superior a 40 km/hora, o que mostra que estavam ao nível das equipas profissionais. Fazer mais de 40 de média em equipas às vezes com mais de 10 elementos é obra.


Não me senti mal, apesar de não poder competir com os melhores. Passei equipas inteiras, e uma vez mais optei por seguir na roda de gente mais forte, e assim poder usufruír de andamentos mais rápidos. Mas muitas vezes acabei por ser eu a "puxar", o que, ao contrário do que se possa pensar, não significa que estivesse mais forte que os outros, mas sim mais ingenuidade.


Foi com muita emoção que entrei no concelho de Coruche. Foi a primeira vez que pisei terras coruchenses em cima duma biclcleta de estrada. Como gostaria que o meu Pai ainda estivesse vivo para me ver!!!

1 comentário:

  1. Olá

    Fui também um dos participantes deste passeio, inserido numa das 4 equipas do Núcleo Sportinguista da Golegã (estamos na 1ª das suas fotos de equipas que se preparavam para partir)foi para mim uma experiência bastante agradável. As nossas equipas fizeram tempos de 1 hora e 41, 1 hora e 42, 2 horas e 4, 2 horas e 6m. Realmente foram andamentos fortes, principalmente aqueles que fizeram 41 e 42 Km/hora de média.
    Já agora visite http://ciclismodagolega.blogspot.com/

    ResponderEliminar