sexta-feira, 4 de setembro de 2009

135 - A BICICLETA DE BAMBU

Não sei quem foi exactamente o primeiro a experimentar construir uma bicicleta em bambu, sei sim que é uma ideia bastante difundida, e que até agora houve alguns amantes do ciclismo que a construíram para uso pessoal, muitas das vezes só pela satisfação de pôr em prática uma ideia, ou por pensarem que podiam estar perante uma boa oportunidade de negócio. É o caso de um brasileiro que está a vendê-las para a Escandinávia, mas também de uma firma zambiana que as estão a exportar para os Estados Unidos. Aparentemente não há vantagens nem económicas, nem tecnológicas, antes sim as pessoas estão a comprá-las por serem biodegradáveis, e não ficarem cá para sempre. Quem se recorda das canas de pesca em bambu sabe que não eram piores que as modernas em carbono, só que se degradavam com o passar dos anos e inevitavelmente acabavam por se estragar, mas é isso mesmo que agrada às pessoas com preocupações ambientalistas.Enquanto que na Zâmbia o objectivo é realizar dinheiro com a exportação ( a firma tem mão-de-obra zambiana mas capital americano ), no Gana a ideia é proporcionar a toda a gente um meio de transporte acessível, feito com materiais locais. Quem está a trabalhar no projecto é a Universidade de Columbia através do "The Earth Institute".
O Papa das bicicletas em bambu dá pelo nome de Craig Calfee, e já tem à venda bicicletas que poderão em breve virem a ser postas à prova em corridas profissionais, desde a vulgar bicicleta de estrada, bem como de BTT, de contra-relógio e de Pista ( a mais fácil de construir, por não ter mudanças nem travões ).




Para tornar as coisas muito mais atractivas foi desenhado um capacete em bambu e uma camisola de ciclismo, destinados a angariar fundos para o Bamboo Bike Project do Gana.

Habituem-se à ideia, porque daqui a algum tempo vamos ver seguramente bicicletas destas a circular nas nossas estradas.

3 comentários:

  1. scbamboobike selenir20 de junho de 2010 às 16:30

    Calfee foi um dos pioneiros mundiais em "bamboo bike". Mas há brasileiros que também constroem bicicletas de bambu. Posso citar Flavio Deslandes ( na Noruega ) e eu ( por diletantismo ). As minhas bicicletas de bambu estão espostas no site "Rede Social do Bambu".

    Selenir Cunha.

    ResponderEliminar
  2. Rosangela S. Menezes3 de agosto de 2012 às 09:53

    GOSTARIA DE SABER COMO ADQUIRIR UMA BICICLETA DE BAMBU...
    ROSANGELA
    EMAIL: rs-menezes2011@bol.com.br

    ResponderEliminar
  3. SOU ESTRIPER E NAO SO DE CASA SOU UMA RAQER APESAR DE ESCREVER COM TANTOS ERROS...
    MEU TELEFONE E:3596-3782

    obs. QUANDO LIGAR FALE O DIA E O QUE QUE SE TRATA O ASUNTO.

    ResponderEliminar