segunda-feira, 15 de novembro de 2010

214 - TENHO UM BLOGUE NOVO.

Desde há nove anos que compilo em livro uma colecção com as fotografias dos ciclistas profissionais e sub-23 de todo o Mundo.

Como devem calcular este é um livro do qual só posso fazer um único exemplar, e naturalmente não está à venda. Primeiro porque não poderia utilizar para fins lucrativos as fotos que outras pessoas tiraram, e que eu saquei da Internet. Depois porque são quase 400 equipas, algumas ocupando duas folhas, e isso seria incomportável, não era viável publicar uma coisa assim.

Só que, por via dos factos anteriormente descritos, muito pouca gente tem tido acesso aos meus livros. Só mesmo quem vem à minha casa, é que pode ver o meu trabalho. E podem crer que é trabalho mesmo. Cada livro demora exactamente um ano a fazer. É uma busca interminável na Internet, para conseguir as fotos. E se há equipas que me facilitam as coisas, por exibirem os "profiles" dos ciclistas nos seus sites, outras há que nem um site têm. Algumas tornam-se complicadas, até publicam as fotografias, só que a preto e branco, ou em fato de treino, ou mesmo de casaco e gravata. E assim vejo-me obrigado a procurar alternativas, buscando as imagens dos ciclistas em competições.

O advento do "Facebook" veio-me facilitar as coisas, já que me possibilitou contactar directamente os ciclistas. Mas se há alguns que simpaticamente me respondem e ficam contentes em me ajudar, outros há que, pura e simplesmente me ignoram.

Decidi, que este ano, para que todos possam ter acesso à minha colecção, em vez de fazer um livro, a transformaria num blogue. Como não sou nenhum perito em informática, fiz imensas tentativas, e fartei-me de pedir ajuda a quem percebe do assunto mais do que eu. E estava prestes a desistir da ideia, quando o meu amigo João Dias, do Cycloweb, conseguiu finalmente conceber o formato que o blogue agora tem. A ele os meus sinceros agradecimentos.

Ainda estou no início da publicação das equipas. Mas prometo todos os dias ir publicando umas tantas mais. Mas vai durar uns meses até tê-las todas online. Até lá terão o "suspense" de ir descobrindo todos os dias equipas e factos novos. Por exemplo, sabem onde correm o Stefan Schumacher e o Michael Rasmussen. Não? Então fiquem alerta e logo descobrirão. E o Riccò? E que equipas há no Brasil? E na Indonésia? E as equipas de sub-23, onde estão os futuros grandes ciclistas...? Lembro-me de coleccionar as fotografias de Thor Hushovd e Fabian Cancellara quando eram putos.

O endereço do blogue é http://equipasciclismo2010.blogspot.com/. Simplesmente clicar sobre ele, abrir a página e adicioná-la aos favoritos, para ir acompanhando a publicação de cada nova equipa. São cerca de 400, entre Protour, profissionais, continentais, elites e sub-23. Divirtam-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário