sábado, 3 de janeiro de 2009

36 - ISLA CRISTINA - MEMORIAL JOSÉ CAÑAVATE










No fim de semana a que dá lugar a mudança da hora de Verão para a hora de Inverno disputa-se de há 5 anos a esta parte uma prova de cicloturismo em Isla Cristina, Ayamonte, bem perto da nossa fronteira de Vila Real de Santo António, à qual se passou também a designar Memorial José Cañavate.
Sendo lugar preferencial das férias de Francisco Mancebo este acabou por se tornar patrono da prova e director da corrida.
A organização do evento, aproveitando o facto de Paco Mancebo ser um ciclista muito popular entre os seus colegas, organiza a par da corrida um fim-de-semana de convívio entre profissionais de ciclismo e amantes da modalidade, a maior parte deles cicloturistas, que assim aproveitam para tomar parte na corrida e conviver com os seus ídolos.
A corrida em si é muito interessante, pois é uma oportunidade única para os cicloturistas poderem competir com os profissionais. É evidente que por parte destes tudo se passa de forma relaxada mas, no entanto, quando se trata de discutir o primeiro lugar não dão "abébias" aos amadores e invariavelmente os lugares da frente são disputados pelos profissionais.
Tendo sido convidado pelo meu amigo Juan de Huelva foi uma grata surpresa para mim encontrar os companheiros da Casa do Benfica de Vila Real de Santo António no evento. Era a primeira vez que compartia com outros portugueses uma corrida em Espanha.
Outra grande surpresa foi o facto de muitos espanhóis ostentarem com orgulho os equipamentos de equipas portuguesas, acima de tudo da Duja-Tavira mas também muitos do Centro de Ciclismo de Loulé e alguns da Maia-Milaneza e mesmo do Boavista. À primeira vez pensei que seriam portugueses, dada a proximidade ao nosso país, e metia conversa com eles, para afinal constatar que eram espanhóis com vontade de ser portugueses...
Outra alegria foi encontrar entre os profissionais o Filipe Cardoso, da Liberty Seguros e o André Cardoso, do Paredes - Rota dos Móveis e poder rolar com eles, compartilhando muitas histórias de ciclismo. Como por exemplo conhecer o pai do Filipe, por quando este corria no escalão de sub-23, na equipa de Santa Maria da Feira, o seu pai se encontrar sempre a acompanhar as provas do filho no Algarve.

Sem comentários:

Enviar um comentário