quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

77 - OS CIRCUITOS ESPANHÓIS

Em Espanha ganha-se ao quilómetro! Para ser o melhor cicloturista espanhol há que ser aquele que mais quilómetros fez em marchas pontuáveis para o circuito que se escolheu.
Cada federação de uma comunidade autónoma organiza o seu próprio circuito de marchas, os chamados Challenge. A Federação Andaluza denominou o seu circuito de Copa Andalucía.
A Real Federação Espanhola de Ciclismo organiza uma Copa de España de Cicloturismo, um Circuito de Gran Fondo, um Circuito de Medio Fondo, e um Circuito por Etapas. As Marchas destes circuitos podem simultaneamente fazer parte de um Circuito regional e de um Circuito Nacional.
Para além destes, existe um Circuito promovido pelo Governo Espanhol, denominado Circuito Biodiversidad, destinado a premiar as marchas que mais respeitem o meio-ambiente.
A empresa Goka, e a revista Ciclismo a Fondo organizam, por sua vez, circuitos destinados a promoverem as suas imagens, e onde são atribuídos prémios aos participantes que efectuarem o maior número de quilómetros.
O mesmo modelo é utilizado na Itália, onde o equivalente à Copa de Espanha se designa Scudetto.
Não seria uma óptima ideia para Portugal? Criar-se uma Comissão de Cicloturismo dentro de cada Associação de Ciclismo, composta por representantes dos clubes, organizar-se um calendário de 8, 9 ou 10 Passeios por Associação, mais um calendário nacional, fazer a prévia divulgação e atribuir prémios aos mais assíduos. Seria um estímulo para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário