domingo, 11 de janeiro de 2009

58 - A MINHA CIDADE









Vivi 5 anos na cidade de Münster, na Alemanha. Ali fiz o meu curso de cozinha, ali nasceram os meus filhos, ali tenho a neta mais linda do Mundo.
Com 180 mil habitantes e 55o mil bicicletas, é seguramente a capital mundial do ciclismo. Para os seus moradores andar de carro é uma coisa que só se faz se for mesmo necessário. As mamãs transportam os seus rebentos numa cadeirinha do suporte, e qualquer ancião não tem dúvidas em se deslocar de "Fahrrad".
Durante muitos anos organizou-se uma clássica de 1 dia entre outra metrópole das bicicletas, Groningen, na Holanda, e esta cidade de Münster. A importância do ciclismo nestas 2 cidades é tal, que o Giro d' Italia decidiu prestar-lhes uma homenagem, colando a 1ª etapa no ano do lançamento da moeda Euro, ao percurso habitual da Groningen-Münster. Daí para cá tem-se organizado uma Prova denominada Münsterland Giro. Nestas corridas é habitual os alemães possibilitarem aos cicloturistas a participação em provas paralelas, denominadas "Jedermanns Rennen (Corrida para Todos)". Da Corrida de 2007 é a camisola na minha foto, uma pequena homenagem à cidade onde vivi e que tanto gosto, aos meus filhos, e à minha neta.
Münster deu ao Mundo grandes ciclistas, a última geração é dignamente representada pelo actual campeão alemão, Fabian Wegmann e pelo há 2 anos camisola amarela do Tour Linus Gerdemann. É também poiso da equipa elite Team Agapedia.
Apesar de ter partido há muitos anos ainda me sinto um pouco Münsteraner. Jovel!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário