domingo, 11 de janeiro de 2009

60 - QUANTOS CICLOTURISMOS EXISTEM?



Quantos ciclismos existem? Muitos. Há a estrada, a pista, os critérios, o BMX, o trial, o BTT, o cicloturismo, o indoor, etc. São todos legítimos? Concerteza. Uns implicam com os outros? Claro que não.

Confesso que quando olho para os estilo desajeitado com que alguns praticantes de BTT pedalam, não posso deixar de sorrir. Mas certamente os haverá muito bons. Há até alguns que conseguiram vingar na estrada, como Cadel Evans ou Rasmussen. Também fico furioso quando os bikers decidem tomar parte nos passeios de estrada, e se põem a fazer cavalinhos, ou a correr da esquerda para a direita, e vice-versa, no meio do pelotão. É evidente que não sabem o perigo que estão a causar. Mas não é por isso que deixamos de aceitar o BTT como modalidade credível. Muitos dos roaders participam regularmente em eventos de BTT. Gilberto Simoni foi ali ao Campeonato Italiano de BTT e sagrou-se campeão...

E quantos cicloturismos existem?

Às vezes reparo como alguns cicloturistas ficam zangados quando se tem que fazer uma pequena subida, ou quando um camarada reivindica mais velocidade para o carro que marca o ritmo do passeio. Que isto é cicloturismo, e que se querem competir que vão para as ciclodesportivas...

Mas não há ciclodesportivas para ir. Há os profissionais, que vivem da sua profissão, os elites, que, sendo amadores (alguns) têm um calendário a cumprir, equipas organizadas, e um orçamento para gerir.

E aqueles que olham para o ciclismo como forma de praticar desporto, mas já não têm idade para o ciclismo profissional, ou tão pouco o desejam praticar a esse nível? Não há as ciclodesportivas e os passeios de cicloturismo são muito chatos para eles...Juntam-se em pequenos grupos de fim-de-semana e praticam desporto entre amigos, ou aproveitam as tardes depois do trabalho, para melhorar a forma. Mas a competição é-lhes vedada, porque quase nunca existe um troço de roda-livre nos nossos passeios.

Inserir 5 ou 10 quilómetros de roda-livre num passeio não coloca os menos aptos fora da corrida. Só têm que fazer o passeio como sempre fizeram, ao seu ritmo. E os menos "gordos poderiam dar asas às suas bicicletas...
A Clássica Portimão-Fóia, o Passeio de Almodôvar, a Etapa da Volta a Portugal, têm muito mais sucesso que os outros passeios, precisamente pela inclusão de um troço de roda-livre.
Entretanto resta a uns e a outros aceitar que não somos todos iguais, que temos necessidades e desejos diferentes, e que há certamente lugar para cada um no seio desta nossa família cicloturista.

Sem comentários:

Enviar um comentário